quarta-feira, 18 de agosto de 2010

A JUSTIÇA É CEGA DE CEGUEIRA POTENTE


      "A justiça é cega" é destes ditados populares que me põem a pensar. Sempre questionei se o ditado se referia a um aspecto positivo ou negativo.
     Bem recentemente li em algum canto que originalmente o significado é no bom sentido. A justiça é cega, logo ela não vê diferenças entre quem está sendo julgado. Não importa quem acusa e quem é acusado. Ela é cega. Para ela existem apenas iguais. E as decisões são tomadas com bases nas evidências e provas apresentadas.
     Muito lindo isso. Mas deixa tá que já me diverti muito lendo textos e mais textos sobre processos, leis e afins. Gosto de ver as notícias nos jornais, acompanhar os casos. E já li documentos de processos até do século XVII. Conclusão: a justiça enxerga, e muito bem, as diferenças sociais e financeiras entre as pessoas envolvidas nos processos.
     E isso não é novo. São casos e mais casos que demorarm anos para serem resolvidos quando o interessado no resultado é uma pessoa de classe mais humilde, com recursos mais esparcos, e outros tantos que são solucionados rapidamente quando é do interesse de um senhor grandão cheio de bufunfa. E quantas histórias conhecemos de indivíuos que não foram presos porque compraram juízes, testemunhas e/ou conseguiram milhões de recursos judiciais?
     Deste jeito, só há um pensamento a acrescentar: a Justiça é mesmo cega. Mas a cegueira é diante das injustiças que ela mesma comete. E tenho dito! =P

Nenhum comentário: