quinta-feira, 10 de março de 2011

Partidos liberais

Quando se trata de partidos políticos, direita e esquerda significam ideologias e posturas políticas quase antagônicas (opostas). Podemos identificar genericamente assim: os partidos de direita são os conservadores (aqueles que estão ligados ao capitalismo e suas filosofias), e os partidos de esquerda são os que querem a mudança (e várias vezes são ligados a alguma corrente do socialismo ou do comunismo).
Devemos a existência dessa oposição de ideologias no palco das disputas políticas à Revolução Francesa. Não que ela tenha trazido a disputa entre Capitalismo e Socialismo. Mas foi ela quem levou parte da burguesia (considerada ralé e defensora do capitalismo) ao poder. Ao tomar o poder dos nobres, os burgueses trataram de defender seus interesses. Assim, acabaram com os privilégios da nobreza (que os recebiam ao nascer) e valorizaram os esforços daqueles que enriqueciam por “méritos próprios”. Foi neste contexto, e com esta mentalidade que surgiu o Liberalismo.
O Liberalismo é um sistema político e econômico que defende a liberdade individual. E ter liberdade para o Liberalismo significa poder agir sem a intervenção do Estado. 
Passados mais de 200 anos da Revolução Francesa (1789) suas ideologias ainda influenciam o mundo hoje. Os partidos políticos, que antes dividimos aqui entre “direita” e “esquerda”, podem também ser definidos como neo-liberais ou não.
         Os novos liberais (neo-liberais) continuam defendendo que o desenvolvimento ocorre em maior grau sem a intervenção do Estado (sem que o Estado esteja controlando a economia). E os contrários ao Liberalismo defendem que o Estado deve intervir para proteger a produção nacional e garantir emprego para a população.
E para entendermos melhor vamos colocar assim: os partidos de direita acreditam no Capitalismo, no Liberalismo e num Estado não-intervencionista; os partidos de esquerda se opõem ao Capitalismo, ao Liberalismo e defendem um Estado protetor e intervencionista.
Bem, agora está na hora de pensar no Brasil. Quem são os partidos neo-liberais? Quais os benefícios de seus planos? E quais os malefícios dessa política para nosso país? Ah, são cenas para um próximo capítulo.
Na aula discutiremos os estatutos de alguns partidos para entendermos melhor o que eles defendem. Depois que conseguirmos identificar quem são os neo-liberais, poderemos debater sobre as conseqüências dessas propostas quando postas em prática.
Até lá deixo um abração para todo mundo.
Tia Yvonne     =D

Nenhum comentário: