quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Diário de viagem

Meus queridos alunos do 8º ano estão encarregados de escrever um diário com sete dias de olhar estrangeiro.
Abaixo mando um diário virtual de um amigo que andou viajando pelo Uruguai e Argentina recentemente.
Inspirem-se.... e boa atividade!

Essa semana tem sido bem mais tranquila que a passada... Na verdade, se eu soubesse que seria tao menos cansativa que as duas semanas acampando, nao teria antecipado a volta pra tao cedo. Logo no sábado vieram uns amigos de faculdade dos pais da minha amiga e montaram no quintal uma mesa gigante e aí passaram a maior parte da noite falando alto, rindo e comendo pizza a la parrilla (pizza assada no parrillero/churrasqueira). Mais italiano impossível! Aqui a pizza costuma ter uma massa bem grossa e o mais importante da pizza é o molho (mais especificamente, o tuco - molho feito com tomate, pimentao e cebola). Entao, nao é muito raro encontrar uma pizza que é nao leva uma gota sequer de queijo... E assim fazem de cebola, de abacaxi com hortela, de palmito...

Meu domingo foi tipo vida de primo que se junta pra passar as férias, dormimos até tarde e depois emendamos com uma partida quase que sem fim de Banco Imobiliário. Incrível como o hábito de esconder dinheiro é tradiçao até aqui!

Na segunda, fomos pra Montevidéu e aí percorri todos os lugares que eu ainda nao tinha tido chance de ir... Nessas andanças, entre a 18 de Julio e a Calle Colonia, um cara me parou no meio da rua e me perguntou "Che, ¿no te querés cortar el pelo gratis?". Bom, e eu que estava realmente procurando uma oportunidade pra cortar o cabelo, resolvi entrar e me aventurar pra depois ter uma história pra contar. Depois de subir uma escada meio inóspita, me dei conta de onde eu estava me metendo, tratava-se de uma "Escuela de Peluqueria". Como essas escolas tem dificuldade pra conseguir malucos que queiram servir de cobaia, aqui é comum que os estudantes fiquem no meio da rua procurando gente com coragem pra entrar. E precisava realmente ser muy valiente pra estar aí! O cara que cortou meu cabelo nao tinha a MÍNIMA noçao do que estava fazendo. Tudo perguntava ao professor que prontamente lhe respondia em termos técnicos, mas ele nao parecia entender muito. HAHHAA. Era completamente canchero (tipo malandrao argentino) e tentava disfarçar me falando do jogador uruguaio que tá jogando no Botafogo. Bom, nao sei como isso aconteceu, mas, o resultado ficou bom! Antes, é verdade, ele tinha cortado de um jeito que é o corte de 8 entre cada 10 jovens de Buenos Aires e uruguaios, mas o professor achou que ficava melhor no meu cabelo algo mais clássico. Ufa!

Amanha tou indo embora do Uruguai. É realmente um pais incrivel! É prejudicado muitas vezes pela pouca quantidade de pessoas e pelas condiçoes naturais... O fato de aqui nao ter petroleo, por exemplo, encarece tudo... Isso, aliado ao alto poder aquisitivo da populaçao, faz disso aqui pro brasileiro umas férias bem salgadas. Sinto muito, mas vou deixar pra comprar lembrancinhas na Argentina com sua economia na lama que lá o cambio me favorece muito mais!

Quinta-feira tou por aí em Recife!

Saudade,

Txai.

Nenhum comentário: